Depressão: dicas para equilíbrio mental #JaneiroBranco

16/01/2019 por Adendus

Ter uma Mente Saudável aumenta a Produtividade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão é um transtorno mental que pode ser identificado por características como mudanças de humor, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima, perda de interesse em realizar atividades cotidianas que antes eram prazerosas, perda de prazer e distúrbios do sono ou de apetite.

Atualmente a depressão, infelizmente, está cada dia mais comum.  E quando falamos de ambiente de trabalho parece que o cenário agrava, sendo considerada uma das doenças mais incapacitantes no trabalho.

Para evitar esta doença é necessário encontrar equilíbrio emocional, e a melhor forma é manter a mente saudável. Por isso trouxemos cinco dicas para te ajudar nessa busca:

1) Seja positivo sempre: é essencial ser otimista e ter pessoas assim perto de você. Uma vida leve e feliz é a melhor forma de evitar o isolamento.

2) Aprenda a lidar com stress: não se preocupe demais, respire fundo e tente focar suas energias na soluções dos problemas. Combata os sentimentos negativos e comemore toda situação de stress que conseguir controlar. Valorize suas conquistas!

3) Não se cobre demais: saiba reconhecer seus próprios progressos e limitações e lembre-se que problemas são inevitáveis em qualquer emprego. Nos dias em que o trabalho estiver mais pesado, tente focar nos aspectos positivos de sua função.

4) Mantenha-se em forma: as endorfinas liberadas durante o exercício trazem bem-estar físico e mental. Por isso, nosso cérebro fica muito melhor depois de um esporte. Faça atividades físicas regulares e confira os efeitos psicológicos positivos que os exercícios podem ter sobre nós.

5) Peça ajuda: não tenha medo de pedir ajuda, seja um apoio nas atividades diárias ou por já está em depressão, não tenha medo e peça auxílio a algum colega, líder ou amigo. O mais importante é encontrar apoio e ter suporte nos momentos difíceis.

Bônus: Realizar acompanhamento médico é de grande importância também, e atualmente você pode realizar tratamento psicológico pelo convênio médico, sem nenhum custo adicional. Clique aqui e saiba como

Partiu mudança? 

#JaneiroBranco #SaudeMental

Gostou do artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.


Fontes:

1 - https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/sintomas-mais-frequentes-depressao-ambiente-trabalho/

2 - https://www.pfizer.com.br/noticias/depressao-no-ambiente-de-trabalho